18 de setembro de 2014

Embrapa lança mapeamento digital do solo brasileiro

A Embrapa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) acaba de lançar seu mapa digital de carbono orgânico dos solos brasileiros. O sistema une modelagem matemática e conhecimentos levantados em campo para ajudar em diversos programas de conservação de recursos naturais, como por exemplo o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC).

“No mapeamento digital de solos (MDS) usamos modelos matemáticos e estatísticos para, com base nas informações de solos existentes, predizer outras que não foram medidas, mas que estão correlacionadas através das variáveis ambientais que determinam a formação dos solos”, diz a pesquisadora Maria de Lourdes Mendonça Santos, da Embrapa Solos, pioneira nos trabalhos sobre mapeamento de solos no Brasil.

“Não há dúvida que o MDS oferece um vasto campo para a pesquisa e uma oportunidade para a pedologia brasileira que tem, pela frente, um enorme território a ser mapeado”, avalia o professor Alexandre Ten Caten, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Clique aqui para saber mais sobre o mapeamento de solos da Embrapa.

Deixe seu comentário