21 de janeiro de 2015

Expedição Safra acompanha colheita 2014/15 com potencial de 202 milhões de toneladas

Com o início da colheita, técnicos e jornalistas da Expedição Safra 2014/15 retornam a campo em duas viagens simultâneas a fim de conferir o rendimento das lavouras de verão em 16 estados do país. Após estiagens no plantio e no desenvolvimento dos grãos, as equipes vão conferir, a partir da próxima segunda-feira, dia 26, o impacto do clima na safra estimada em 96,1 milhões de toneladas de soja e de 32,3 milhões de toneladas de milho.

De acordo com o Indicador Brasil lançado pelo projeto, a estimativa é que a produção nacional de grãos atinja a marca de 202 milhões de toneladas nesta safra, uma marca histórica para o país e que será conferida nas incursões e levantamentos feitos junto a produtores e especialistas pelos estados produtores.

A Expedição cumpre um dos roteiros com viagem de 9 mil quilômetros por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Além das condições de produção, a sondagem vai abordar questões logísticas, como o crescimento das exportações via Arco Norte. Em rota simultânea, outra equipe percorre Paraná e São Paulo, onde o objetivo é conferir se início da colheita corresponde à expectativa de retomada na produção, após um ano de seca.

Escoamento

A Expedição Safra 2014/15 retoma o debate que envolve o escoamento da safra para reavaliar questões como custos e competitividade. Em Rondônia, a equipe vai verificar e estruturação do embarque de soja pelo Rio Madeira na capital do estado, Porto Velho. Nas próximas viagens, serão visitados outros portos do Norte e Nordeste do país, num trabalho que mostra o surgimento de novas rotas de exportação.

“Com os roteiros ampliados no Centro-Norte e Centro-Oeste, incluindo passagem por Rondônia, Pará e Roraima, ampliamos a discussão logística nesta segunda etapa de sondagem em regiões chave para o desenvolvimento equilibrado das próximas safras”, explica Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra.

Em 2014/15, os participantes do projeto estão percorrendo 60 mil quilômetros de estradas no Brasil e no exterior. Na América do Sul, será conferida também a colheita de grãos da Argentina, Paraguai e Uruguai. Um roteiro extraordinário ao Leste da Europa pretende debater produção e consumo, com incursões na Rússia, Polônia e Ucrânia.

Deixe seu comentário