6 de junho de 2014

Resultado que se vê: ensaios comprovam alto desempenho dos fertilizantes Redi no plantio da cana

Quatro ensaios  realizados em diferentes cidades do Norte e Norte Pioneiro do Paraná, demonstraram e comprovaram o alto desempenho dos produtos da Redi Fertilizantes no tratamento do solo para o plantio de cana-de-açúcar.

Foram feitos ensaios nas cidades de Astorga, Florestópolis, Porecatu e Jacarezinho, sob a supervisão do engenheiro agrônomo Paulo R. Toldo. Todos os experimentos passaram por até três avaliações em um período aproximado de 90 dias, entre os meses de março e junho de 2014.

Para efeitos demonstrativos, as áreas nas propriedades testadas receberam tratamentos convencionais do solo – nos padrões já utilizados pelos respectivos produtores, as chamadas áreas-testemunha – e tratamentos com produtos Redi.

Resultados

Em Astorga, 11 dias após o plantio na área tratada com Redi Renovare e Redi Start, foi observado enraizamento e brotação inicial abundante, em comparação com a área-testemunha. Segundo a análise técnica, o nível de brotação foi visivelmente superior no solo que recebeu os produtos Redi. Na segunda avaliação, feita 30 dias depois do plantio, observou-se uma densidade de brotação ainda superior à área-testemunha, com maior número de perfilhos. No 74º dia pós-plantio foi realizado o chamado ‘quebra-lombo’, cujo objetivo é uniformizar o terreno para o trabalho da colheitadeira. Nesse período, o desenvolvimento vegetativo na área tratada era ainda mais evidente.

11 dias enraizamento

Amostra colhida 11 dias após o plantio: na área tratada com Redi Renovare e Redi Start em Astorga houve enraizamento e brotação inicial abundante dos toletes de cana (à direita)

74 dias plantio Redi - testemunha

74 dias após o plantio, o desenvolvimento vegetativo na área tratada com produtos Redi  (à direita) era visivelmente superior 

Também em Florestópolis, em área de solo argiloso e apresentava muitos torrões quando do plantio, o ensaio revelou resultados satisfatórios na área tratada com produtos Redi. Apesar das condições de preparo do solo desfavoráveis, o estudo observou um enraizamento muito superior à área-testemunha, demonstrando eficiência do tratamento Redi em relação ao padrão utilizado na propriedade.

Florestópolis

 

A parte superior da foto mostra uma maior densidade de perfilhos na área tratada com produtos Redi, na comparação a área-testemunha

Na área tradada em Porecatu o ensaio apresentou maior enraizamento, além de brotação e emergência aceleradas, em relação à área-testemunha. Mesmo atingida pelo excesso de chuvas, que causaram danos às linhas de plantio, a área tratada apresentou maior desenvolvimento vegetativo, bem como maior número de perfilhos.

porecatu enraizamento

Resultados na área tratada com Redi Renovare e Redi Start em Porecatu: 18 dias pós-plantio (acima) e 42 dias pós-plantio (abaixo)

porecatu 42 pos-plantio

No Norte Pioneiro, a área tratada com Redi Renovare e Redi Start na região de Jacarezinho apresentou um volume elevado de brotações e enraizamento, revelando um resultado muito superior ao observado na área-testemunha. O arranque inicial da plantas também foi notadamente superior. Como nos ensaios citados anteriormente, notou-se uma maior densidade populacional, com elevado números de perfilhos, alto vigor vegetativo, e desenvolvimento acelerado.

Continue acompanhando nossas notícias e saiba mais sobre os ótimos resultados alcançados pelos produtos Redi nas mais variadas culturas.

Jacarezinho

A área tratada com Redi em Jacarezinho apresentou um volume elevado de brotações e enraizamento, e revelou resultados muito superiores ao observado na área-testemunha

 

Deixe seu comentário